Ford F-4000 4X4

Cores

Características


Além do ar-condicionado de série, os caminhões Série-F são os únicos veículos a oferecerem cabine de picape no segmento de caminhões. Isso garante acesso e saída facilitados ao motorista e demais ocupantes, ideal para aplicações de entrega fracionada. Oferece ainda melhor posição ao dirigir para aplicações rurais e fora-de-estrada, sendo muito mais confortável para o motorista.

O novo motor da Série-F é ainda mais potente e tem melhor aproveitamento do torque em altas rotações com uma estrutura mais compacta e leve. Tudo isso vai garantir mais durabilidade do caminhão. Preparado para rodar com Biodiesel B20 e com menor nível de emissões, o Ford Série-F tem mais conforto, menos custos operacionais e performance otimizada para diversas situações de uso, mesmo com o veículo carregado.

Novo painel com iluminação moderna e diferenciada, com excelente visibilidade em qualquer condição de luz. O painel da F-4000 4x4 ainda permite visualização rápida de todos os itens de segurança e fácil acesso aos principais comandos do caminhão.

Os freios ABS com EBD da F-4000 4x4 evitam o travamento da roda com a distribuição eletrônica da frenagem entre as rodas, aumentando a eficiência do sistema. Além de conferir menor custos operacionais e de manutenção pela maior vida útil dos componentes, esse sistema é sinônimo de mais segurança para os ocupantes do veículo e para a carga transportada.

A mesma transmissão que equipa os caminhões Cargo 816 e 1119, é confeccionada com componentes de alta durabilidade, perfeita para aplicações mais severas. Isso tudo resulta em mais durabilidade, facilidade na troca de marchas e manutenções simples e de baixo custo.

O único veículo a oferecer tração 4x4 nesse segmento, a F-4000 4x4 possui opção de tração high e low. Ideal para operações mais severas como áreas rurais e terrenos de difícil acesso, não teve substituto mercado, atendendo aplicações que concorrentes não conseguem.

O SCR (Redução Catalítica Seletiva) é uma tecnologia para o pós-tratamento dos gases de exaustão. Isso resulta em uma melhor performance do caminhão e no aumento da economia de combustível.

Galeria de imagens

Especificações técnicas

Marca / Modelo Cummins / ISF2.8L 150 P7-2
Tipo Diesel - 4 cilindros em linha
Potência máxima 150 cv (110 kw ) / 3.200 rpm
Sistema de injeção Injeção Eletrônica - Common Rail
Torque máximo 360 Nm / 1.500 - 2.900 rpm
Cilindrada total 2.776 cm3
Relação de compressão 16,9:1
Marca Eaton
Modelo FSO 4505 D
Acionamento Manual, por alavanca no assoalho
Marchas 5 à frente, 1 ré
Relação de transmissão 1ª marcha 6,13:1 2ª marcha 2,83:1 3ª marcha 1,53:1 4ª marcha 1,00:1 5ª marcha 0,77:1 ré 5,50:1
Marca LUK
Acionamento Hidráulico
Tipo Auto-ajustável, monodisco orgânico (push)
Diâmetro 303 mm
Marca Dana
Modelo 80
Redução (simples velocidade) 4,88 : 1
Tipo Eixo rígido tubular com barra estabilizadora
Molas Feixe de molas parabólicas
Amortecedores Telescópicos, hidráulicos de dupla ação
Tipo Eixo rígido, em aço estampado com barra estabilizadora
Molas Feixe de molas principal semi-elípticas e auxiliar parabólicas
Amortecedores Telescópicos, hidráulicos de dupla ação
Alternador 14 V / 90 A
Bateria 1 bateria / 12 V / 750 CCA / 78 AH
Rodas Aço Estampado
Medidas 6,00 x 17,50
Pneus (radiais sem câmara) 215/75 R 17.5
De serviço Hidráulico, com servo-freio assistido pela bomba de direção, dois circuitos independentes, com ABS e EBD
De estacionamento Mecânico, atuando nas rodas traseiras por meio de cabos
Marca / Modelo TRW / TAS 20
Tipo Hidráulica, com esferas recirculantes
Relação de redução do eixo traseiro 4,88 : 1
Velocidade máxima em PBT 126 km/h
Capacidade máxima de subida (%) (Com PBT) 39 / 4x4 Low : >70
Capacidade máxima de subida (%) (Com CMT) 25 / 4x4 Low : >60
Partida em rampa (%) (Com PBT) 21 / 4x4 Low : >70
Partida em rampa (%) (Com CMT) 12 / 4x4 Low : >40
Eixo dianteiro 1.788 Kgf
Eixo traseiro 1.202 Kgf
Total 2.990 Kgf
Eixo dianteiro 2.450 Kg
Peso Bruto Total (PBT) - Homologado 6.800 Kg
Eixo traseiro 4.720 Kg
Carga útil + Carroceria 3.810 Kg
Total admissível 7.170 Kg
Peso Bruto Total Combinado (PBTC) 10.400 Kg
Capacidade máxima de tração (CMT) 10.400 Kg
Tanque de combustível 135 l
Reservatório de Arla 32 20,5 l
Óleo do motor com filtro 5,0 l
Distância entre eixos 4.181 mm
Comprimento total 6.318 mm
Balanço dianteiro 947 mm
Balanço traseiro 1.190 mm
Largura (paralama a paralama) 2.023 mm
Bitola dianteira 1.739 mm
Bitola traseira 1.738 mm
Diâmetro de giro do veículo parede a parede 18.900 mm
Distância do eixo dianteiro ao painel traseiro da cabine 2.055 mm
Altura do veículo ( vazio ) 2.055 mm
Altura da cabine acima das longarinas 1.264 mm