Ford C-1419

Cores

Características


Atendendo às necessidades dos clientes, a Ford Caminhões investiu em diversos aprimoramentos, tornando o Novo Cargo 1419 o caminhão com maior PBT da categoria. (PBT de 14.500kg e capacidade de carga de 9.500kg). Tudo isso para trazer mais rentabilidade para o seu negócio. O C-1419 conta com o reconhecido eixo traseiro Meritor MD 23-235 (com relação 4,36/6,36:1), além de pneus mais resistentes 275/80R22,5 e freios dianteiros e traseiros mais robustos.

O Novo Cargo 1419 conta com os pneus radiais sem câmara com a medida 275/80R22,5. Agora, o consumidor pode contar com o mesmo pneu em toda a linha de caminhões médios da Ford, otimizando a gestão da frota.

No Ford Cargo 1419 o acesso aos itens de manutenção é facilitado pelo capô amplo e leve, que dispensa o basculamento da cabine. O para-choque dianteiro é composto por três partes e oferece um custo menor em caso de substituição. Os faróis com máscara protetora facilitam a troca de lâmpadas. O diagnóstico do motor é de alta precisão devido a um visor digital no painel de instrumentos que informa os códigos de falha. A caixa de fusíveis é localizada no painel do lado do passageiro, oferecendo fácil acesso. A limpeza do para-brisa é facilitada por duas alças sob o vidro e pelo apoio para o pé no para-choque

A linha Ford Cargo é equipada com os consagrados motores Cummins, os mais atuais e potentes do segmento. Com o motor ISB 4.5 l e o uso da tecnologia SCR, de tratamento de gases, o Cargo 1419 possui mais torque e potência, gerando melhor performance e maior economia de combustível.

Além do design inovador, a cabine da linha Ford Cargo se destaca pelo grande conforto e visibilidade proporcionados ao motorista. Entre os diferenciais que tornam qualquer viagem mais agradável dentro de um Cargo 1419, estão: Coluna de direção com ajuste pneumático Vidros, travas e espelhos elétricos Isolamento antirruído Novo banco com suspensão a ar Transmissão com comandos a cabo Engate mais preciso e conjunto de suspensão de cabine com 4 pontos de absorção. Menos ruído e mais conforto para o motorista. Painel envolvente para o motorista Diversos porta-objetos Banco extra-conforto, com 6 opções de ajustes, regulagem automática e memória

O Cargo 1419 possui transmissão Eaton da família FS, de seis marchas com a primeira sincronizada. O modelo traz ainda uma embreagem mais robusta e durável, além de novo acionamento da transmissão por cabo, que torna os engates mais leves, suaves e precisos. A família de transmissões Eaton sincronizadas compõem um conjunto com os sistemas de embreagem a cabo, de freios, de suspensão e do eixo motriz de alta robustez, durabilidade, economia e baixo custo de manutenção. A transmissão Eaton FS oferece grande facilidade de operação e engate, além de reduzir a necessidade de treinamento operacional dos motoristas.

A segurança do Ford Cargo 1419 é formada por um sistema de proteção para o motorista e para a carga transportada que, com tecnologia de ponta, garante a tranquilidade de quem conduz. Os itens de segurança incluem: Sistema PATS (Sistema Passivo de Segurança Antifurto) – a chave do veículo é dotada de código eletrônico, permitindo que o motorista faça o bloqueio eletrônico do caminhão por meio de um código numérico Retrovisor lateral superior Tacógrafo com display digital Indicador de código de falhas Freios ABS com EBD - opcional Controle de tração (ASR) – opcional Fordtrac – o sistema de rastreamento e telemetria mais seguro do mercado, que permite o monitoramento total do veículo e da carga transportada, em tempo real Esses itens aliados a válvula sensível à carga e ao equilíbrio do conjunto de trem-de-força, que já possui credibilidade no mercado, proporciona maior segurança ao motorista, que é uma das principais preocupações da Ford Caminhões.

O Ford Cargo 1419 reúne o conceito mais moderno de design. Apresenta linhas modernas e bonitas, mas também robustas e fundamentalmente funcionais. A modernidade está em evidência nas linhas limpas e no desenho, empregando a chamada linguagem Design Kinetic da Ford, que busca dar uma sensação de movimento ao veículo, mesmo com ele parado. Ele exibe grade dianteira trapezoidal avançando no para-choque, faróis redondos duplos com máscara preta e o logotipo oval estampado no centro. Os defletores de ar na parte frontal, acima dos faróis, formam um fluxo de ar nas laterais da cabine que ajuda a manter as portas limpas.

Galeria de imagens

Especificações técnicas

Marca / Modelo Cummins ISB4.5 186 P7-0
Tipo Diesel - 04 cilindros em linha
Potência máxima 189 cv (139 kW) @ 2.300 rpm
Torque máximo 61,2 kgfm (600 Nm) / 1.100 - 2.100 rpm
Cilindrada total 4.462 cm³
Relação de compressão 17,3 : 1
Sistema de injeção Injeção Eletrônica - Common Rail
Marca Eaton
Modelo FS-5406 A
Acionamento Manual mecânico
Marchas 6 (seis) marchas à frente e 1 (uma) à ré
Relação de transmissão 1ª marcha - 9,01:1 2ª marcha - 5,27:1 3ª marcha - 3,22:1 4ª marcha - 2,04:1 5ª marcha - 1,36:1 6ª marcha - 1:1 ré - 8,63:1
Marca Eaton
Acionamento Hidráulico
Tipo Disco simples orgânico a seco, com platô acionado por mola diafragma
Marca Meritor
Modelo MD 23-235
Redução (dupla velocidade) 4.56/6.36:1
Tipo Eixo rígido em aço estampado, com barra estabilizadora
Molas Feixe de molas semi-elípticas (principal) e parabólicas (auxiliar)
Amortecedores Telescópicos, hidráulicos de dupla ação
Tipo Eixo rígido em aço forjado, com barra estabilizadora
Molas Feixe de molas semi-elípticas progressivas
Amortecedores Telescópicos, hidráulicos de dupla ação
Sistema 24 V
Alternador 28 V / 80 A
Bateria 2 baterias / 12 V / 550 CCA / 100 AH
Rodas Aço estampado
Medidas 22,5'' x 7,5''
Pneus (radiais sem câmara) 275 / 80R22,5
De serviço À ar, tipo "S" Cam com circuito duplo, dianteiros e traseiros a tambor e ABS / ASR / EBD
De estacionamento À ar com molas acumuladoras e atuação nas rodas traseiras
Freio motor Válvula tipo borboleta no tubo do escapamento, com acionamento eletropneumático
Marca / Modelo ZF 8097
Tipo Hidráulica, com esferas recirculantes
Relação de redução do eixo traseiro 4,56/6,36:1
Velocidade máxima em PBT/PBTC 100 km/h
Capacidade máxima de subida (%) (Com PBT) 36%
Capacidade máxima de subida(Com PBTC) 19%
Partida em rampa (%) (Com PBT) 33%
Partida em rampa(Com PBTC) 16%
Eixo dianteiro 3.350 kg
Eixo traseiro 1.815 kg
Total 5.165 kg
Eixo dianteiro 5.000 kg
Eixo traseiro 9.500 kg
Total admissível 14.500 kg
Peso Bruto Total (PBT) - Homologado 14.500 kg
Carga útil + carroceria 9.335 kg
Capacidade Máxima de Tração (CMT) 27.000 kg
Tanque de combustível 275 l
Reservatório de Arla 32 25
Óleo do motor Com filtro 12.3
Balanço dianteiro 1.508 mm
Balanço traseiro 2.323 mm
Distância carroceria ao eixo dianteiro 600 mm
Distância entre-eixos (1º ao 2º) 4.800 mm
Plataforma de carga 6.523 mm
Altura aba superior longarina ao solo 950 mm
Altura aba superior longarina à cabine 1.900 mm
Altura máxima da cabine basculada ao solo 2.400 mm
Largura externa chassi 864 mm
Largura máxima 2.590 mm
Bitola dianteira 2.090 mm
Bitola traseira 1.830 mm
Diâmetro de giro 18,5 m